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Segmento de negócio: Seguros de vida, previdência e capitalização
O Projeto: Desde maio/2018, nosso cliente vem investindo na implantação do sistema de gestão integrada SAP 4/Hana, com uma implementadora de sistemas do mercado e utilizando-se da metodologia SAP Activate, a qual inclui nos seus serviços à frente de Gestão de Mudanças. A implantação de um sistema de gestão implica também em mudanças de processos e alterações nas formas de trabalho das pessoas.
Solução entregue: Pelo fato de não estar percebendo resultados efetivos no gerenciamento das mudanças em seus aspectos humanos e organizacionais, principalmente nas abordagens dos Impactos Organizacionais e na Mobilização dos grupos de Stakeholders impactados direta e indiretamente com essas mudanças, a empresa nos solicitou a prestação de serviços em um Diagnóstico nas atividades de Gestão de Mudanças Organizacionais. O objetivo do Diagnóstico foi de identificar um quadro real e atualizado da efetividade das ações de Gestão de Mudanças Organizacionais e as percepções dos envolvidos acerca das mudanças que estavam vivenciando na empresa. Além disso, foi realizada uma avaliação do esforço e nível apropriados de atenção no gerenciamento de mudanças e apresentado um plano de direcionadores assertivos para as ações de engajamento que contribuísse para o alcance dos resultados, de uma maneira contínua e sustentável. Após a apresentação dos resultados do diagnóstico, o cliente nos contratou para a prestação do serviço de consultoria em GMO no projeto SAP 4/Hana e outros projetos.
Nº de pessoas impactadas: 4.500
Duração do Projeto: 14 meses
Segmento de negócio: Energia
O Projeto: O cliente realizou uma reestruturação na área de tecnologia da informação e foi definido uma nova estrutura organizacional e novas formas de atuação, centralizando os serviços em um Centro de Provimento de Soluções e Serviços de Software. A partir desta reestruturação, a empresa precisou se estruturar para deixar claro para a equipe e a organização como seria a nova forma de trabalho da área e o processo de transição. Para que estas questões fossem mapeadas e tratadas foi criado um projeto de reestruturação.
Solução entregue: A solução de Gestão de Mudanças Organizacionais foi estruturada com vistas a viabilizar uma nova forma de trabalho na empresa, com mudanças na estrutura organizacional e nos papéis e responsabilidades das áreas, que passaram a ser baseados na visão por processos de negócio. Nossos objetivos foram diagnosticar os elementos humanos a serem trabalhados na mudança, de forma a suportar estrategicamente a condução da mudança. Foram realizadas entrevistas com o Sponsor e Gerentes, identificação e execução das ações de comunicação, treinamento, mapeamento de impactos e transição organizacional. Além disso, houve o acompanhamento das equipes na execução do novo modelo de atuação a fim de verificar “lacunas”, possibilidades de melhorias e ampliação do entendimento do modelo.
Nº de pessoas impactadas: 2.044
Duração do Projeto: 12 meses
Segmento de negócio: Papel e Celulose
Sobre a empresa:
Uma das maiores empresas brasileiras do setor de celulose e papel. A empresa é conhecida por sua atuação na produção de papel, celulose, embalagens de papelão ondulado e produtos florestais relacionados. Atua em várias partes do mundo e tem uma presença significativa na indústria de papel e celulose global. A Organização tem uma longa história e é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental em suas operações florestais.
O Projeto:
A Suzano iniciou o projeto para substituir seu sistema de Folha de Pagamento, visando aprimorar a experiência do colaborador. O projeto impactou todos os colaboradores e gestores da empresa, que contava com 16.000 colaboradores ativos, incluindo próprios, aprendizes e estagiários.
A nova solução trouxe melhorias significativas em relação ao modelo anterior, mas o tema de pagamento exigiu a identificação das melhores abordagens para envolver e comprometer as pessoas no processo.
Os processos incluídos no escopo do projeto foram: Administração de Pessoal, Folha de Pagamento, e Social, Admissão Digital, Benefícios, Controle de Ponto, Quadro de Vagas, Cargos e Salários/Remuneração, Treinamento, Portal RH e Orçamento.
O projeto envolveu aproximadamente 25 pessoas, com a colaboração pontual de membros de outras áreas na fase de desenvolvimento da solução e mais 30 da área de folha de pagamento nas etapas de testes, material de treinamento etc.
Por meio da abordagem de Gestão de Mudanças, a Suzano buscou o engajamento das equipes e áreas impactadas, comunicação eficaz e envolvente sobre as mudanças e treinamento dos usuários finais nos novos processos e funcionalidades. Tudo isso com o objetivo final de melhorar a experiência do colaborador em todo o processo.
Soluções e Serviços:
O trabalho foi realizado em conjunto com a Suzano para garantir a consistência entre os processos de negócio da organização e o conteúdo dos materiais elaborados pela equipe Strategy.
Devido ao cenário de pandemia, a alocação do time Strategy foi remota.
A equipe Strategy contou com um consultor líder, que ficou responsável pela gestão da equipe, garantia da entrega, Trusted Advisor, QA e condução da Metodologia, com alocação em tempo parcial, e um consultor multifuncional, em tempo integral, trabalhando nas áreas de mobilização, comunicação, impactos organizacionais e capacitação.
Produtos entregue:
- Plano de Trabalho
- Plano de Comunicação e Mobilização
- Mapa de Stakeholders
- Mapa de Impactos Organizacionais
- Plano de Transição
- Plano de Capacitação
- Relatórios de Treinamentos
- Plano de Sustentação
Duração do Projeto: 17 meses
No. Usuários Finais: 16.000
Segmento de negócio: Energia elétrica
O Projeto: Com o objetivo de melhorar os resultados, a empresa foi comprada por um consórcio, onde seu novo acionista demonstra grande especialização no seu tipo de negócio. A fábrica do Brasil, que virou uma Joint Venture, passa por um processo de adoção das melhores práticas de seus novos acionistas. Isso faz com que a empresa deixe de ser um centro de custos para se tornar um centro de resultados, totalmente independente em suas práticas organizacionais. Para que isso seja possível, haverá um processo transformacional, que envolve adoção de nova missão, competências e diretrizes, além da reestruturação de processos, estruturas, sistemas e pessoas, em todos os níveis da organização.
Solução entregue: Para dar suporte ao processo da joint venture Brasil, de forma que a mudança seja efetiva, sustentável e envolva as pessoas, foi contratado à Strategy Consulting um Diagnóstico Organizacional, que caracteriza-se como um Assessment do cenário para mudança, com o objetivo de gerar um quadro real e atualizado das percepções dos envolvidos acerca das mudanças que estão vivenciando com base nos seguintes aspectos: Mudanças vivenciadas nos últimos dois anos; Formato de trabalho frente ao covid-19; Mudanças trazidas pela joint venture. Após o diagnóstico realizado por meio de entrevistas com executivos e pesquisas on-line em três tipos de público alvo, foram gerados gráficos, análises de percepções e um plano de ação com a proposição de um projeto de gestão de mudanças, que viabilize um processo de transformação que ocorra de forma planejada, assertiva e que envolva todos os funcionários.
Nº de pessoas impactadas: 348
Duração do Projeto: 2 meses
Segmento de negócio: Indústria Têxtil
O Projeto: Implantação de um novo ERP por meio de um projeto que fazia parte do Planejamento Estratégico da organização, que auxiliaria no seu crescimento. Portanto, além de um projeto de implementação do SAP, foi um projeto de mudança de cultura e de muitas transformações para a empresa. O novo sistema permitiu a padronização dos processos de forma a integrar todas as áreas.
Solução entregue: Inicialmente, nosso cliente preparou uma equipe interna por meio do Workshop de Gerenciamento de Mudanças Organizacionais da Strategy, com o intuito de executar as atividades de GMO. Porém após a execução do projeto com a equipe interna, a empresa contratou a Strategy em fevereiro/2014 para realizar um Diagnóstico sobre as atividades de Gestão de Mudanças Organizacionais executadas, por aquele time, até aquele momento. Identificamos uma série de lacunas em tempos e movimentos do Projeto Técnico x GMO. Não havia a dedicação de esforços adequados para a complexidade da transformação organizacional. Após o direcionamento de um plano de ação, fomos contratados para a prestação de serviço de consultoria de Projeto em Gestão de Mudanças Organizacionais, onde atuamos com o aporte da Metodologia Strategy©, nas áreas de conhecimento de Comunicação, Mobilização, Impactos Organizacionais e Capacitação. A atuação da Strategy ocorreu na fase de Realização (no 3º mês da fase), apesar de o projeto ter iniciado em agosto/2013.
Nº de pessoas impactadas: 4.500
Duração do Projeto: 14 meses
Segmento de negócio: Vestuário, Calçados e Acessórios
O Projeto: Sistema integrado ERP SAP com implementação já realizada nas áreas: comercial, financeira, industrial, logística, planejamento, tecnologia, compras, dentre outras.
Solução entregue: Diagnóstico em Gestão de Mudanças Organizacionais para o período pós implementação de um sistema de gestão integrado, a fim de identificar a percepção dos impactados, os pontos críticos e ações necessárias para a adoção das mudanças. O cliente obteve um quadro real e atualizado das dificuldades e um direcionamento com Plano de Ação para a equipe interna da empresa executar. A principal abordagem estava no conceito Gestão do Conhecimento e as ações basearam-se nos pilares de pessoas, processos e sistemas. Outras ações sugeridas foram a realização de acompanhamento, reforço e reconhecimento do time; plano de capacitação para novas admissões; atualizações contínuas de sistemas e alterações de funções; desenvolvimento de um fluxo de processos entre as áreas de negócios, sistemas e treinamento, definição de papéis e responsabilidades na rotina de capacitação e por último, a estruturação e implantação de estratégias de ensino-aprendizagem adequadas à empresa (presenciais, on-the-job e e-learnings).
Nº de pessoas impactadas: 500
Duração do Projeto: 2 semanas
Segmento de negócio: Transporte e Armazenagem de petróleo e derivados
O Projeto: Implementação da Lei 13.303/2016 que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a “Lei da Responsabilidade das Estatais”. Com isso, todos os procedimentos internos dos processos de licitação da empresa tiveram que ser adequados, através do Regulamento Interno o que provocou mudanças sistêmicas no SAP e no Portal de Fornecedores, entre outros.
Solução entregue: ações e estratégias que promovessem a adoção dos novos conceitos e ferramentas trazidas pela implementação do Projeto de Adequação à Lei 13.303 e do Regulamento Interno de Licitações de Contratos da empresa. O objetivo dessas ações estava em eliminar ou mitigar os riscos e impactos decorrentes da Implementação da nova lei, comunicar e mobilizar as áreas impactadas, definir novos papéis e responsabilidades, além de produzir materiais didáticos necessários para realização da capacitação das partes interessadas, considerando tanto o público interno quanto o mercado fornecedor específico da empresa.
Nº de pessoas impactadas: 4.500
Período de Execução: 8 meses
O Projeto: A fim de se tornar uma organização mais ágil e rentável que reage mais rapidamente e melhor às mudanças externas, o cliente, a partir do seu plano estratégico da área de Logística, passou por uma otimização no método de transporte de mercadorias, optando pela terceirização dos seus centros de distribuição, que passaram a ser operados por empresas especializadas neste tipo de serviço e sem colaboradores contratados. Está também alterando a localização de alguns Centros de Distribuição para ganhar agilidade no atendimento aos clientes em locais mais estratégicos para futuras demandas e oportunidades de negócio.
Solução entregue: A Strategy possibilitou um foco da mudança em pessoas, agregando o engajamento e envolvimento de todos os impactados diretamente e indiretamente. Facilitou o entendimento da necessidade de envolver todas as áreas do cliente que precisavam atuar no projeto e o adequado alinhamento entre todos em momento de implementação. Gerou planos de comunicação e mobilização, que atuou essencialmente em ações diretas com os impactados pela mudança, por meio da criação do grupo de agentes da mudança. Foi realizada a identificação dos impactos organizacionais, que foram mitigados por meio de um plano de ação. Também foi gerado um plano de capacitação técnico e comportamental e os direcionadores para a sustentação e efetividade da mudança.
Nº de pessoas impactadas: 100
Duração do Projeto: 6 meses
Segmento de negócio: Multinacional de Cosméticos
O Projeto: Para alinhar os processos da empresa no Brasil às boas práticas do Grupo, a área de Tecnologia da Informação criou o “Projeto Back to the Roots”, em conjunto com o Centro de Competências SAP na França. O principal objetivo do projeto foi à utilização do sistema SAP – software de gerenciamento empresarial implementado para atender as operações globais da empresa nos processos de: CDL, Customer Care, Gestões, Compras, Contabilidade, Contas a Pagar, Crédito e Cobrança, Fiscal, TI e Suprimentos.
Solução entregue: Foram implementadas ações de Gestão de Mudanças Organizacionais que apoiaram o projeto “Back to the Roots” do SAP. As ações de GMO objetivaram garantir a boa gestão do conhecimento relativo ao sistema SAP e aos processos a ele relacionados, além de estabelecer uma mudança cultural, garantindo a continuidade no futuro do alinhamento entre a empresa no Brasil e as boas práticas do grupo. As principais atividades realizadas foram: gerenciamento da frente de GMO no projeto, planejamento e execução da comunicação sobre o projeto e suas fases; planejamento e execução do plano de treinamento (catálogo de Cursos, grade/cronograma de treinamento, acompanhamento da elaboração dos materiais didáticos); apoio na execução dos treinamentos e do pós-treinamento; apoio no levantamento dos Impactos Organizacionais.
Nº de pessoas impactadas: 400
Duração do Projeto: 9 meses
Segmento de negócio: Distribuidor de Gás LP
O Projeto: Programa composto pelo projeto de implementação de sistema ERP SAP (AFS 6.06), projeto de solução fiscal e o de informações gerenciais. A implantação iniciou em dezembro de 2013 e foi realizada em 4 (quatro) ondas, sendo a última em dezembro de 2015. O projeto fez parte do Planejamento Estratégico do cliente.
Solução entregue: A solução de Gestão de Mudanças Organizacionais elaborada para a empresa consistiu em entregar, executar e suportar todos os produtos de acordo com a Metodologia Strategy©, nas áreas de conhecimento de Comunicação, Mobilização, Impactos Organizacionais e Capacitação. Os principais produtos entregues e atividades realizadas foram: avaliação e capacitação da equipe de projeto; definição de grupos de stakeholders; estratégia e plano de Impactos Organizacionais, de Comunicação e Mobilização, e de Capacitação; construção de materiais de treinamento; elaboração da estratégia e execução da sustentação da mudança.
Nº de pessoas impactadas: 1.700
Duração do Projeto: 26 meses
Segmento de negócio: Energia
O Projeto: O Programa de Implantação do Padrão ERP nas empresas do grupo foi uma das iniciativas da Estratégia de excelência operacional do Plano de Negócios e Gestão do cliente. Após alinhamento com as empresas, a Diretoria Executiva aprovou o “Cenário de Otimização” para implementação do Sistema SAP ERP nas empresas do grupo, composto de quatro etapas, desde a Identificação do SAP base até a Implantação.
Solução entregue: a atuação da Strategy ocorreu como uma área centralizada em composição à gestão do projeto, gerando todo o direcionamento estratégico, ações e produtos para que a área de Gestão de Mudanças aplicasse em sua empresa. Os principais produtos gerados: Plano de Comunicação e Mobilização Global; Aplicação de Pesquisas de Prontidão para a Mudança; Mapa de Impactos Organizacionais e Plano de Ação de Impactos (específico para cada empresa); Plano de Capacitação para multiplicadores (para todas as empresas) e Plano de Sustentação.
Nº de pessoas impactadas: 10.000
Duração do Projeto: 18 meses
Segmento de negócio: Indústria Farmacêutica
O Projeto: Integração tecnológica e de processos nos negócios do cliente. Além da integração, a empresa conquistou informações confiáveis entre as áreas de negócio, ganhando agilidade nas decisões e mantendo os padrões de excelência em produtos e serviços.
Solução entregue: Iniciamos nossas atividades na Fase de Planejamento do Projeto e a solução de Gestão de Mudanças Organizacionais elaborada para o cliente consistiu em aportar consultoria, de acordo com a Metodologia Strategy©, nas áreas de conhecimento de Comunicação, Mobilização, Impactos Organizacionais e Capacitação durante 07 (sete) meses. Após esse período, permanecemos prestando serviços na Elaboração de um Plano de Educação Continuada como sustentação das novas competências. Foram entregues todos os produtos da Metodologia Strategy© .
Nº de pessoas impactadas: 400
Duração do Projeto: 9 meses
O Projeto: Implantação de um sistema de gestão para a área de vendas, desenvolvido pelo próprio cliente. O projeto teve como um de seus principais desafios evoluir nos seus processos e ferramentas de desdobramento de metas, objetivando maximizar o nível de satisfação, bem como performance na entrega das informações à equipe de vendas, garantindo processos uniformes e governança claramente definida.
Solução entregue: A solução em Gestão de Mudanças Organizacionais consistiu em focar nos aspectos humanos, a fim de envolver as pessoas impactadas pela mudança, minimizando as resistências. Foram elaborados e executados os produtos da Metodologia Strategy©, como Plano de Trabalho, Plano de Comunicação e Mobilização, Mapa de Stakeholders, Mapa de Impactos Organizacionais, Plano de Ação de Impactos, Plano de Capacitação, Relatórios de Treinamentos e Plano de Sustentação.
Nº de pessoas impactadas: 1.844
Duração do Projeto: 4 meses
O Projeto: Implantação do módulo de Manutenção da SAP na área de Gestão da Manutenção dos ativos em todas as plantas do cliente. O projeto teve como objetivo ter o processo de Gestão de Ativos potencializado pela integração da Manutenção aos demais processos corporativos da empresa, provendo maior alinhamento, agilidade, rastreabilidade, confiabilidade e assertividade para tomada de decisão. Promover melhoria contínua através da implementação de novas funcionalidades a partir de uma plataforma atual de mercado.
Solução entregue: a atuação da Strategy teve como objetivo antever e antecipar de maneira planejada os impactos organizacionais que seriam causados ao cliente e seus profissionais. Desta forma, mitigamos as resistência, agilizamos o processo de adaptação, garantindo uma transição gradativa e natural, com o mínimo de impacto na retomada do desempenho operacional. Para cada fase de projeto foram realizadas ações de gestão de mudanças visando garantir o envolvimento dos executores da mudança.
Nº de pessoas impactadas: 4.000
Duração do Projeto: 24 meses
Segmento de negócio: Indústria Multinacional de Nutrientes Animais e Humanos
O Projeto: Implementação do sistema ERP SAP. O projeto teve como objetivo integrar os negócios Brasil aos negócios do Grupo na Holanda para agilizar as operações, consolidar informações e suportar a expansão para América Latina e demais países. O SAP substituiu o sistema Datasul.
Solução entregue: A atuação da Strategy ocorreu na matriz brasileira da empresa (Faria Lima/SP) iniciando suas atividades na fase de Planejamento, com a alocação de um Líder de Projeto e uma Consultora SR. Executamos o projeto na abordagem da Metodologia Strategy© até fevereiro/2018. Nosso cliente estendeu nossos serviços para apoiá-los na execução da Sustentação da Mudança, materializando-se na prestação de serviços de Transição Continuada. Durante o projeto, foram entregues todos os produtos da Metodologia Strategy©.
Nº de pessoas impactadas: 1.400
Duração do Projeto: 20 meses
Segmento de negócio: Desenvolvimento e Operação de Hidrelétricas de Grande Porte
Entendimento: Trata-se de um grupo de energia limpa focado no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. Também são disponibilizados negócios de energia renovável, incluindo energia eólica e solar.
O cliente escolheu o Brasil como um país prioritário em sua estratégia de crescimento internacional. Desde que chegou ao País, em 2013, realizou alianças estratégicas com empresas reconhecidas no setor e com forte presença local.
Para crescer de forma sustentável, vem ampliando seus investimentos para se tornar uma empresa de energia limpa cada vez mais relevante. Atualmente, é a segunda maior geradora de energia do País, com capital privado.
A empresa encontrava-se em um momento de grande transformação organizacional. Em 2016 assinou um contrato para concessão da operação de duas grandes usinas. No final do mesmo ano, adquiriu a operação de mais uma em Paranapanema, o que representou um crescimento significativo nas suas operações.
Diante deste cenário, investiu-se na implementação de um único sistema e foi escolhido o SAP S/4 HANA para a sustentação dos seus negócios.
O Projeto: O Sistema escolhido foi o ERP SAP S/4HANA.
O projeto visava integrar os processos, os sistemas e as pessoas de todas as unidades da Organização para que fossem mais eficientes e ágeis, trabalhando em um ambiente de alta qualidade que os habilitaria a continuar crescendo de forma sustentável. A Onda 2 visava potencializar a transformação digital da empresa no Brasil por meio de uma nova solução para pessoas, complementando pontualmente os processos e sistemas já implementados na Onda 1.
A implementação da Onda 1 iniciou em fevereiro de 2020 e foi até julho de 2021 e a da Onda 2 iniciou em outubro de 2021 e foi até julho de 2022.
Solução entregue:
A atuação da Strategy ocorreu na sede da empresa, iniciando suas atividades na fase de Planejamento.
Produtos entregues em ambas as Ondas:
- Plano de Trabalho
- Plano de Comunicação e Mobilização
- Mapa de Stakeholders
- Mapa de Impactos Organizacionais
- Plano de Transição
- Plano de Capacitação
- Relatórios de Treinamentos
- Plano de Sustentação
Alocação de 1 Líder de GMO e 2 Consultores na Onda 1 e alocação de 1 Líder de GMO e 1 Consultor na Onda 2.
Nº de usuários finais: 1.400
Duração do Projeto: 17 meses