A Importância da Gestão de Mudanças – Tudo Muda o Tempo Todo
As organizações têm passado por transformações constantes em seu ambiente de negócios. A mudança já é considerada parte da rotina, uma característica permanente e inerente à gestão. Mas o que é Gestão de Mudanças?
Disparadores de mudanças, tais como a entrada de novas tecnologias, revisão de processos, crises, fusões e reestruturações organizacionais, são cada vez mais intensos.
Na maioria dos casos, os investimentos em projetos dessa natureza são direcionados para a solução a ser implantada, acreditando-se que, por si só, ela produzirá os resultados esperados e que, quando uma solução se mostra relevante e lógica, a adesão das pessoas é uma consequência natural.
A experiência mostra que vários fatores interferem no nível de interesse e adesão das pessoas a novos processos, procedimentos, ferramentas, valores e modelos de gestão, e que estes fatores são gerenciáveis. A Strategy acredita que a atuação com Gestão de Mudanças Organizacionais aumenta as chances de sucesso e traz inúmeros benefícios, entre eles:
- Prontidão para a mudança;
- Alinhamento e comprometimento das lideranças;
- Sensibilização, mobilização e comprometimento das equipes;
- Mitigação dos impactos da transformação organizacional;
- Redução das resistências;
- Cumprimento de orçamento e cronograma previstos;
- Alcance mais rápido dos resultados desejados.
Definição do Termo Gestão de Mudanças
Consiste em um processo estruturado, em que se aplicam atividades e ferramentas para a condução dos aspectos humanos da mudança, a fim de alcançar os objetivos de negócios mais rapidamente, com alto nível de engajamento e performance, e dentro do orçamento previsto.
Os Três Elementos Transformadores
Segundo a Metodologia Strategy©, para que haja a transformação organizacional, é necessária a participação efetiva de três elementos: Racional, Emocional e Transformação.
A primeira fração do gráfico (Racional) é formada pelos profissionais técnicos: equipe de gerenciamento de projetos, PMO e profissionais de áreas técnicas. Eles desenham as tarefas e gerenciam recursos, a fim de implementar o projeto dentro do prazo e orçamento estipulados.
A segunda fração do gráfico (Emocional) compreende o time de gestão de mudanças, com foco no aspecto humano da mudança. Ela representa as ações tomadas pela organização para apoiar a transição dos funcionários do estado atual para o estado futuro desejado.
A terceira fração do gráfico (Transformação) representa a liderança e o patrocínio. São os líderes que participam da formulação da estratégia, direcionam a organização e definem as alterações necessárias. Os líderes são os responsáveis pelo sucesso da mudança. São eles quem legitimam a mudança e dão suporte para as decisões fundamentais, além de demonstrarem comportamentos engajadores e motivadores.
A mudança organizacional deve ser tratada como um processo planejado, guiado pela gestão, e destinado a conduzir a organização de um estado atual para um estado futuro desejado.
O que você pode esperar sem atuar com Gestão de Mudanças
- Baixa produtividade;
- Resistência passiva;
- Resistência ativa;
- Saída da empresa de empregados valiosos;
- Desinteresse no estado atual ou futuro;
- Questionamentos sobre a necessidade de mudança;
- Mudanças implementadas parcialmente;
- Pessoas encontrando soluções alternativas;
- Pessoas revertendo seu “mind set” para a velha maneira de fazer as coisas.
Para saber mais sobre a Strategy Consulting entre em contato com nossa área de geração de negócios, nos telefones +55 (21) 3555-8603 / +55 (11) 4837-5667.
Acompanhe-nos no LinkedIn: https://bit.ly/linkedinstrategybr