Olá, voltamos nesse post continuando a falar sobre Impactos Organizacionais.
No post anterior conceituamos o tema e hoje, daremos continuidade sobre as dimensões dos impactos, as etapas do trabalho e um exemplo de um impacto mapeado.
Os Impactos Organizacionais, na Metodologia Strategy©, são os reflexos das mudanças promovidas pela Companhia. As mudanças são identificadas a partir da diferença entre o cenário atual (“as is”) e o cenário futuro (“to be”) e os impactos devem ser tratados, se necessário, por meio de ações que apoiem uma transição organizada e controlada.
Os Impactos podem ter natureza positiva, quando trazem benefícios promovidos pela mudança, ou negativa, quando exigem ações de mitigação e minimização.
Vamos rever a diferença entre mudança e impacto. As mudanças são as causas dos impactos e os impactos são os efeitos das mudanças. Alguns exemplos:
Não há um padrão. Para cada Organização um mesmo tipo de mudança pode ocasionar diferentes impactos. Uma única mudança pode causar um ou mais impactos que podem ou não requerer tratamento.
É muito comum haver confusão com alguns termos técnicos e que são costumeiramente utilizados na linguagem de projeto como, por exemplo, impactos, riscos e issues. Neste caso podemos considerar que o risco é aquilo que deve ser apontado para caso o impacto organizacional identificado não receba o devido tratamento. Uma vez efetivado o risco, este se torna um issue.
Imaginemos uma empresa cuja estrutura se encontra em solo nacional, mas que, por uma abertura de mercado, teve parte de sua diretoria migrada para territórios internacionais. Em uma simulação em que a diretoria Comercial tenha permanecido e a Jurídica saído, poderíamos ver o seguinte exemplo:
Mas como essa atividade ocorre na prática? Falamos anteriormente que as mudanças são identificadas a partir da diferença entre o cenário atual (“as is”) e o cenário futuro (“to be”). Dessa forma, sugere-se a seguinte organização:
Levantamento das Mudanças: Em uma planilha liste, linha a linha, o cenário atual. Em uma coluna ao lado coloque o cenário futuro correspondente. A partir disso inicia o processo de análise para identificar a mudança e os impactos, bem como o risco que se corre no caso da não tratativa. Novamente, aqui também não há um padrão. Para cada Organização um formato de planilha, com mais ou menos informações pode ser construída. A esta planilha nomeamos Matriz de Impactos Organizacionais.
Análise dos Impactos: Além da natureza positiva ou negativa do impacto existem algumas dimensões de análise que, normalmente, se resumem em 4, conforme abaixo. Assim como para cada mudança pode ocorrer nenhum ou mais de um impacto. Cada impacto pode estar inserido em mais de uma dimensão de análise.