Com o objetivo de mobilizarmos os envolvidos no processo de mudança, devemos estruturar e promover a instalação de uma “Rede de Mudanças”.
A Rede de Mudança consiste na criação de canais alternativos de comunicação e envolvimento, por meio dos Agentes da Mudança, e seus principais momentos são:
Compartilhamento das informações, que é potencializado com a criação e formalização de um grupo de profissionais influentes nas áreas impactadas pela mudança – os agentes da mudança (profissionais envolvidos no processo de negócio e que tem a responsabilidade de promover o projeto em sua área de atuação);
Envolvimento dos principais stakeholders para tomada de decisão e alinhamento das expectativas relacionadas ao projeto, visando garantir patrocínio para uma implementação bem-sucedida.
Os objetivos da implantação de uma Rede de Mudanças são:
Obter engajamento dos envolvidos com as mudanças oriundas da implementação do projeto;
Reduzir rumores relativos ao processo de mudança;
Monitorar a efetividade da comunicação em seu grupo de atuação;
Antecipar possíveis impactos nos grupos envolvidos e em toda a organização;
Maximizar os benefícios dos treinamentos;
Esclarecer as dúvidas de seu grupo de atuação, reportando-as ao projeto.
Para a construção de uma Rede de Mudanças seguimos a seguinte metodologia:
1- Elaborar a estratégia da Rede de Mudança
Delimitar o escopo da Rede de Mudança;
Detalhar o perfil do agente de mudança;
Definir como a Rede de Mudança trabalhará.
2- Planejar a composição e as ações da Rede de Mudança
Condução do processo de seleção dos Agentes de Mudança;
Elaboração e validação do kit e materiais que serão disponibilizados para os Agente de Mudança;
Preparação e conclusão do treinamento dos Agentes de Mudança;
Alinhamento e validação do Plano de Ação da Rede de Mudança.
3- Executar e monitorar as ações da Rede de Mudança
Condução das ações e reuniões/eventos;
Manutenção e monitoramento do desempenho da rede de Mudança;
Ações corretivas.
A Rede de Mudanças exige estabelecer premissas importantes como, indicar quem deverá coordená-la, desde a identificação dos profissionais até o planejamento, e o acompanhamento das ações definidas. Deverá haver pelo menos um Agente de Mudança, com dedicações pontuais, em cada unidade impactada pelo projeto.
Após a formação da Rede de Mudança serão definidas ações que devem ser executadas, visando minimizar os ruídos existentes no processo de transição e mudança.
A efetividade da Rede de Mudança dependerá da indicação, disponibilidade, participação de todos os Agentes de Mudança e patrocínio da liderança. Falando em patrocínio da liderança, a rede da mudança acontece pelo “cascateamento” do patrocínio por meio dos Agentes de Mudanças, que terão responsabilidades específicas.
Veja abaixo o desenho da rede de patrocínio:
O desenho remete que um bom patrocínio das lideranças, com as informações sendo cascateadas de forma estruturada, resultará em equipes percebendo a necessidade de se preparar para a mudança.
Além de seguir uma metodologia e estabelecer premissas, precisamos seguir alguns passos importantes para elaborar uma estratégia de ativação dessa rede:
Estabelecer o perfil desejado dos agentes de mudanças e suas competências;
Como escolher esses agentes;
Definir papéis e responsabilidades dos envolvidos;
Elaborar a proposta de atuação para a ativação da rede;
Como se dará o monitoramento;
Institucionalizar as responsabilidades do agente de mudança, garantindo disponibilidade e participação ativa na Rede;
Buscar que os agentes tenham forte poder de influência, credibilidade e bom relacionamento nas áreas impactadas;
Estabelecer rotinas de alinhamento entre os interlocutores da rede para promover o entendimento do impacto dos projetos nas áreas;
Incentivar o patrocínio e participação e participação dos chefes e diretoria nas ações da Rede;
Priorizar assuntos que tenham impacto no dia a dia das áreas.
Agora é só colocar em prática e vivenciar os benefícios que essa estratégia pode proporcionar!
Gostou deste post? Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato pelo e-mail atendimento@strategyconsulting.com.br.