O ambiente no qual as organizações se encontram tem se tornado cada dia mais competitivo. Isso ocorre em decorrência dos avanços tecnológicos e da globalização, que não param de progredir. Esse processo obriga as empresas de todo o mundo a passarem por mudanças constantemente, a fim de fortalecerem sua performance e se tornarem mais competitivas no mercado.
A partir dessa necessidade e também de atender às expectativas de seus principais stakeholders com mais segurança e assertividade, mudam-se produtos, serviços, processos, atividades, pessoas, entre outros pontos fundamentais dentro de uma organização.
Só é possível colocar isso em prática, através de algo que muitas empresas conhecem, mas pouquíssimas transformam em ação: a inovação.
Se você é um empresário, empreendedor ou um leitor que gosta desse assunto, venha conosco que separamos 5 tipos de inovação para qualquer tipo de negócio.
Boa leitura!
1 – Inovação de processo
O foco aqui é ganhar produtividade! São feitas mudanças no processo de fabricação dos bens ou na prestação do serviço, por meio da implementação de métodos ligados aos processos operacionais. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas traz benefícios no processo de produção.
2 – Inovação em produtos/serviços
A Inovação em Produtos/Serviços é feita através do lançamento de novos bens ou serviços para serem disponibilizados no mercado. Também pode ser um upgrade no produto/serviço já oferecido, ou seja, uma melhoria nas funções e atribuições desse produto, assim como transformações em determinados tipos de serviços que a organização já oferece.
A ideia aqui é agregar mais valor ao seu cliente ou público-alvo, atendendo as suas expectativas com maior assertividade.
3 – Inovação organizacional
Quando falamos sobre Inovação Organizacional, estamos nos referindo a novos métodos que ampliam a competitividade da empresa. Falamos também de implantar novos métodos de recrutamento e seleção, além de focar no desenvolvimento dos colaboradores. Nesse tipo de inovação também entram mudanças na gestão da qualidade e nas estratégias de comunicação interna.
4 – Inovação em modelo de negócio
Nesse tipo de inovação, as mudanças são realizadas na forma como a empresa conduz o próprio negócio. Inovar nesse quesito, significa promover transformações no modo de gerar receita para a organização, assim como em seu modelo de operação.
5 – Inovação em marketing
A Inovação em Marketing deve utilizar mudanças ligadas ao produto/serviço oferecido pela organização. Mudanças no posicionamento da marca no mercado, no design do produto, segmentação de clientes e estratégias ligadas a comunicação são algumas das atribuições de quem trabalha com esse tipo de inovação.
Agora que você conheceu os principais tipos de inovação, conta para a gente: já vivenciou algumas dessas transformações em uma experiência profissional? Qual delas? Como foi o desafio? Faria de novo?
Inscreva-se gratuitamente para receber conteúdo exclusivo produzido pela Strategy!
#inovacao #tecnologia #empreendedorismo #brasil #criatividade #qualidade #marketingdigital #negocios #mudanças #sustentabilidade #startup #marketing #design #empreender #empreendedor #sucesso #consultoria #startups #gestaodemudanças