Fase de “Preparação”, Mapeamento de Stakeholders para a Formação da Rede de Patrocínio

Conforme mencionado no post anterior, sobre a Fase de Preparação da Metodologia Strategy©, hoje abordaremos o tema “Stakeholders”.
Para iniciarmos vamos a definição do tema “Stakeholders” na metodologia:

Para a formação de uma Rede de Patrocínio, precisamos conhecer e identificar os grupos envolvidos ou afetados por uma mudança, agrupando-os por interesses e necessidades semelhantes, de modo que as ações da Gestão de Mudanças Organizacionais possam ser direcionadas com eficácia.

O mapeamento dos stakeholders: 
  • Permite que a equipe de GMO visualize, de forma mais clara e objetiva, todas as partes interessadas na mudança, tanto favorável quanto desfavoravelmente; 
  • Visa minimizar os riscos de implementação do projeto;
  • Propicia o entendimento da percepção dos principais stakeholders;
  • Viabiliza o alinhamento das expectativas de acordo com as metas e realidades do projeto;
  • Gera o envolvimento dos stakeholders para garantir uma implementação bem-sucedida.
Para uma organização que almeja o bom relacionamento com seus stakeholders, é de extrema importância que esta etapa seja realizada da forma mais completa possível, servindo de base para tomadas de decisões mais estratégicas.
                       
Na Metodologia Strategy© essa atividade faz parte de uma de nossas entregas e é um documento construído com base em levantamentos e análises organizacionais de grupos e indivíduos. 
O Produto apresenta o nível de impacto do projeto nas áreas da organização, a classificação do nível de apoio à mudança dos principais stakeholders e as características dos grupos organizacionais impactados pelo projeto, além das estratégias/ações de engajamento e monitoramento de cada um dos grupos ao longo do projeto, de acordo com a diretriz esperada.

Clique na imagem, para ampliá-la.
A abordagem estratégica utilizada na metodologia abrange três grandes etapas abaixo:

                           

Na identificação dos stakeholders precisamos analisar a estrutura organizacional da empresa (modelo abaixo) e do projeto. Classificar o nível de impacto direto ou indireto em cada área.
Clique na imagem, para ampliá-la.
Outra importante atividade na análise dos stakeholders é entender o que são os grupos diretamente e indiretamente impactados: 

                            

                          
Pela relevância do tema Stakeholders, vamos finalizar hoje esse conteúdo para uma melhor assimilação das pessoas que estão nos acompanhando.
No próximo blog daremos continuidade a análise e entraremos no assunto de atribuir “funções” para esses grupos assim como associar papéis e responsabilidades aos stakeholders. Dessa forma chega-se a uma classificação sobre o nível de envolvimento que requer cada um e assim as ações estabelecidas para a Rede de Patrocínio serão realizadas de forma mais eficaz.
E lembrem de deixar o seu comentário!
Até breve!
                   *Conteúdo produzido por Angela Caruso, Beatriz Stein e Vanusa Barbosa.

Publicado em Gestão de Mudanças Organizacionais, Metodologia, Planejamento/Preparação, Rede de Mudanças, Stakeholders.

2 Comments

  1. Gostaria de destacar que, apesar da metodologia ser o guia para a construção dos conteúdos nessa fase do blog, há opiniões complementares ao nosso material. Vide participações de nossas colaboradoras de conteúdo, Beatriz e Ângela. O que torna nossas matérias com visões mais abrangentes – pelo menos é essa nossa intenção. Participe e dê a sua contribuição. Você já vivenciou alguma experiência nesta etapa do projeto que poderia ser dividida?

  2. Ao longo dos anos venho trabalhando em projetos de empresas públicas e notei que precisamos adaptar a abordagem na qual a mobilização dos stakeholders mapeados deve-se ser menos pelo patrocínio e mais pela negociação, mostrando efetivamente o ganho com a mudança. Por aspectos culturais e de estabilidade o patrocínio não tem tanto efeito como na inciativa privada. Outra característica importante nesse segmento é que a resistência à mudança é mais explícita, facilitando sua identificação e mitigação.

Comments are closed.