Fase de “Estruturação”: Engajamento dos Envolvidos na Mudança

Nesse post, continuaremos a abordar o tema de Mobilização e como podemos desenvolver e fomentar o engajamento dos envolvidos na mudança.

Com o objetivo de mobilizarmos os stakeholders para a mudança, devemos estruturar e promover a instalação de uma “Rede de Mudanças”.

A Rede de Mudança consiste na criação de canais alternativos de comunicação e envolvimento, por meio dos Agentes da Mudança, e seus principais momentos são:

1- Compartilhamento das informações, que é potencializado com a criação e formalização de um grupo de profissionais influentes nas áreas impactadas pela mudança – os agentes da mudança (profissionais envolvidos no processo de negócio e que tem a responsabilidade de promover o projeto em sua área de atuação).

2- Envolvimento dos principais stakeholders para tomada de decisão e alinhamento das expectativas relacionadas ao projeto, visando garantir patrocínio para uma implementação bem-sucedida.

Os objetivos da implantação de uma Rede de Mudanças são:

Obter engajamento dos envolvidos com as mudanças oriundas da implementação do projeto;

Reduzir rumores relativos ao processo de mudança;

Monitorar a efetividade da comunicação em seu grupo de atuação;

Antecipar possíveis impactos nos grupos envolvidos e em toda a organização;

Maximizar os benefícios dos treinamentos;

Esclarecer as dúvidas de seu grupo de atuação, reportando-as ao projeto.

Para a construção de uma Rede de Mudanças seguimos a seguinte metodologia:

 Clique na imagem, para ampliá-la.

A Rede de Mudanças exige estabelecer premissas importantes como, indicar quem deverá coordená-la, desde a identificação dos profissionais até o planejamento, e o acompanhamento das ações definidas.

Deverá haver pelo menos um Agente de Mudança, com dedicações pontuais, em cada unidade impactada pelo projeto.

Após a formação da Rede de Mudança serão definidas ações que devem ser executadas, visando minimizar os ruídos existentes no processo de transição e mudança.

A efetividade da Rede de Mudança dependerá da indicação, disponibilidade, participação de todos os Agentes de Mudança e patrocínio da liderança.

Falando em patrocínio da liderança, a rede da mudança acontece pelo “cascateamento” do patrocínio por meio dos Agentes de Mudanças, que terão responsabilidades específicas.

Veja abaixo o desenho da rede de patrocínio:

O desenho remete que um bom patrocínio das lideranças, com as informações sendo cascateadas de forma estruturada, resultará em equipes percebendo a necessidade de se preparar para a mudança.

Além de seguir uma metodologia e estabelecer premissas, precisamos seguir alguns passos para elaborar uma estratégia de ativação dessa rede:

 

 Clique na imagem, para ampliá-la.

Esperamos que tenham gostado do post e que consigam colocar em prática uma rede de mudanças e vivenciar os benefícios que essa estratégia pode proporcionar.

Aguardem o próximo post, continuaremos na fase de Estruturação da Metodologia Strategy© e falaremos sobre impactos organizacionais que surgem no decorrer de uma transição.

E lembrem de deixar comentários!

Até breve!

                                                                                *Conteúdo produzido por Vanusa Barbosa.

Publicado em Engajamento, Gestão de Mudanças Organizacionais, Metodologia, Mobilização, Rede de Mudanças.

2 Comments

  1. Muito bom, Vanusa. Alguém teria algum exemplo de um projeto que tenha comprovação da importância da rede de mudanças?

  2. Apesar de haver vários canais para comunicar e mobilizar a organização, a rede de mudanças, na minha opinião, é o mais eficaz, principalmente pela característa presencial gerando um efeito cascata.

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