Sua empresa e sua equipe estão prontas para mudar?

A mudança é um processo, não se muda da noite para o dia. Em ambientes de mudanças organizacionais é de extrema importância o preparo das pessoas para lidar com o novo, com o desconhecido. A prontidão do colaborador é uma medida de quão preparados e capazes estão para a mudança, se você pode esperar uma resistência alta ou baixa das pessoas e as razões por trás dela.

E como podemos preparar as pessoas para isso? E como saber se a organização como um todo está preparada para as mudanças que estão por vir?

Primeiramente, é necessário ter clareza do que irá mudar e de um alinhamento organizacional em relação aos caminhos que serão seguidos para atingir com sucesso a mudança proposta. O cenário atual e futuro, assim como os impactos gerados devem ser levantados e devem gerar nivelamento das expectativas de todos envolvidos com a mudança.

A prontidão, em nível organizacional, é fruto de um alinhamento estratégico de todas as lideranças, buscando construir uma estrutura que comporte e seja coerente com as mudanças programadas. E mesmo que existam incertezas estratégicas, e que todas as respostas não estejam claras quanto ao cenário futuro, é imprescindível a constante comunicação com os colaboradores, para gerar confiança e passar por suas transições individuais. Comunicar, engajar e capacitar os impactados pela mudança fazem parte do processo de preparação das pessoas para a mudança. Dessa forma, se faz necessário, avaliar o nível de prontidão e entender o quanto elas precisam de se adaptar à mudança e o quanto estão resistentes a mudar.

Essa avaliação pode ser conduzida por meio de entrevistas e pesquisas com os colaboradores e líderes a fim de levantar a percepção das pessoas sobre a sua prontidão e da organização para a mudança. É importante pensar no momento adequado de se avaliar a prontidão para que as pessoas não se sintam intimidadas a responder de forma efetiva e realista.

Os dados de avaliação de prontidão ajudam no planejamento das ações de Gestão de Mudanças Organizacionais e no dimensionamento das estratégias que se ajustem à mudança e aos atributos específicos da organização.

É importante entender que o processo de avaliação é um recurso que auxilia no planejamento e na execução da mudança, e não deve ser a maior parte do esforço de Gestão de Mudanças Organizacionais. Por isso, elas devem consumir um tempo mínimo e suficiente para informar decisões assertivas de planejamento.

Gostou do texto? Deixe seu comentário de como tem lidado com processos de mudanças em sua Organização!

Publicado em Engajamento, Gestão de Mudanças Organizacionais, Liderança.

One Comment

Comments are closed.