Onde Começa a Mudança?

Qualquer mudança começa no pensamento de uma pessoa. A ideia encontra eco em seu interior, matura e, após um período, se transforma em ação/atitude. Da mesma forma, qualquer mudança no ambiente organizacional também começa com ideias e atitudes de uma pessoa que vai se ampliando para outras pessoas e grupos até estar disseminada em toda a organização.

É similar à dinâmica das ondas provocadas após a queda de uma pedra que vão se ampliando, impactando no fluxo da água, agitando, até que o tempo passa e o lago volta a se acomodar e ficar calmo.

Nas organizações, o nível estratégico parece não saber lidar com o fato que cada empregado tem seu próprio tempo para assimilar as mudanças e que, para seu efetivo engajamento e comprometimento à mudança, é fundamental que a pessoa acredite que é necessária e trará benefícios em algum tempo.

Em um processo de mudança organizacional, é preciso avaliar a importância, o respeito e o espaço dado pela organização aos aspectos individuais de seus integrantes e, se necessário, sensibilizar o nível estratégico da necessidade de se cuidar do Humano para o efetivo êxito.

Poderíamos aqui migrar para uma discussão a cerca dos estilos de gestão ou dos sistemas econômicos, mas a questão é ainda mais profunda: por que ainda há uma forte crença que no trabalho não devemos ser “humanos”? Como quebrar este paradigma para tornar as empresas mais eficazes?

Publicado em Gestão de Mudanças Organizacionais, Impactos Organizacionais, Mudança Comportamental.