Dizemos que existe uma mudança quando, por algum fenômeno, a realidade é diferente dos padrões e/ou das expectativas preestabelecidas.
A mudança sem um alinhamento pode produzir stress, excitação, sentimentos de desconforto, ansiedade, gerando resistências. Esse comportamento é uma reação natural e inevitável quando há quebra das expectativas.
A realidade de uma mudança não é um caminho fácil e renegar os obstáculos será doloroso e frustrante. Os sentimentos vividos ao longo do processo de transição são instáveis. Conhecer esses altos e baixos é muito positivo.
Mas é possível ter sucesso com uma mudança?
Situações de mudança afetam profundamente as pessoas e requerem a construção de novas identidades e de uma nova relação delas com os seus pares e com a organização. O engajamento do indivíduo será possível se este obtiver espaço para compreender o processo e manifestar-se. Quanto mais sabemos para onde queremos ir, mais engajados ficamos. Para isso é preciso conhecer: por que mudar? O que se quer mudar? De onde se está partindo e aonde se quer chegar? Como mudar? Quem vai mudar?
O alinhamento das expectativas deverá ser baseado em fatos: antecipar e endereçar os potenciais impactos e resistências.
Gerenciar mudanças não transforma más notícias em boas notícias, somente assegura que a implementação da mudança seja feita na melhor condição possível e previsível e as pessoas devem estar sempre em primeiro plano.