Como mudar seu mindset para obter sucesso na vida

Mindset é uma palavra inglesa que significa “mentalidade” ou “configuração mental”. É a forma como uma pessoa encara os desafios da vida e assim, reage às diversas situações que lhe acontece no dia a dia, sejam elas favoráveis ou não.

A partir da perspectiva de que as crenças norteiam as ações dos indivíduos, há dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. As pessoas com mindset fixo acreditam que seu desenvolvimento individual possui um potencial limitado, considerando-o como nato ou fixo. Elas normalmente evitam desafios ou submeter-se a novos conhecimentos por insegurança de demonstrar falta de competência e ser julgado, acreditando que suas habilidades ou inteligência são fixas e limitadas. Por outro lado, pessoas com mindset de crescimento acreditam que seus atributos pessoais, como inteligência ou personalidade, encontram-se em constante transformação, podendo ser aprimorados mediante esforço e persistência. Em geral apresentam atitudes mais positivas frente a situações novas e desafiadoras, enxergando o erro como uma oportunidade instigante de aprendizado.

Nesse sentido, as crenças pessoais possuem o poder de influenciar as nossas ações e irão nos dizer se temos chances de conseguir tudo o que queremos ou não. Por isso a importância de mudar o mindset fixo para o mindset de crescimento, por meio de autoconhecimento e prática no dia a dia, fazendo com que a pessoa descubra em que áreas precisa melhorar, a pensar sobre as situações que lhe acontece e a analisar como reagiu a elas. Assim como perceber que tipo de pensamentos e ações essas situações geraram.

As mudanças de crenças são feitas aos poucos, com paciência, observação dos próprios comportamentos e feedback de pessoas que fazem parte de sua rede de relacionamentos.  O início da mudança é um momento difícil, pois são geradas sensações de desconforto e encarar esse sentimento é fundamental para seguir em frente. E como toda aquisição de nova habilidade é preciso colocá-la em prática todos os dias. Não importa o tamanho da ação, o importante é focar na crença da possibilidade de se alcançar o resultado desejado. Quanto mais se adota o mindset de crescimento, mais se percebe que não há uma linha de chegada. O sucesso está no caminho em direção à sua meta. Comemore cada pequena vitória diária e, dessa forma, sua evolução pessoal levará a novos patamares que você estabelece para si mesmo.

Gostou do texto? Deixe seu comentário de como está o seu mindset!

Para maiores informações sobre mindset de crescimento, indicamos a leitura do livro: Mindset: A nova psicologia do sucesso por Carol S. Dweck  (Autor), S. Duarte (Tradutor).

Publicado em Aspectos Humanos, Mudança Comportamental, Transição.