Por que as Pessoas Mudam?

Já dizia Muhammad Ali:

“Um homem que vê o mundo da mesma forma aos 50 como ele via aos vinte anos, desperdiçou trinta anos de sua vida.”

A mudança é essencial para a vida!

Não porque vivemos em um mundo que nos força a mudar, mas porque a razão da nossa vida é aprender, crescer e ganhar experiências e sabedorias ao visualizar e refletir sobre como a vida está andando.

A vida é uma mistura de instantes e cenas que compõem um todo. Ainda podemos achar muitas histórias bobas engraçadas, ou ver certos comportamentos como uma diversão, mas a nossa percepção da vida nunca será a mesma que costumávamos ter no passado. Afinal, existem muitos motivos que nos levam ao amadurecimento, mas listamos três razões determinantes pelas quais indivíduos mudam e evoluem para seres humanos mais experientes:

1. Aprendizado

A leitura e a experiência sobre vários aspectos inevitavelmente mudam o nosso entendimento sobre a vida. O cérebro usa suas artimanhas, seu know-how, e experiências vividas para encontrar a resposta mais genuína em uma situação adversa. É por isso que o primeiro problema parece sempre ser o mais difícil, e é também por conta disso que fracasso “inaugural” parece ser o pior que existe.

A experiência é e será sempre o melhor mestre da vida. Nenhum livro, trechos de textos, ou qualquer filme/série/documentário, pode nos dar o mesmo grau de conhecimento como algo que acontece em nossa vida real, quando estamos sentindo e absorvendo tudo na pele.

2. Sofrimento

É impossível dizermos que não há uma pessoa no mundo que não tenha sofrido verdadeiramente. O sofrimento é um grau de aflição, angústia ou dificuldade que traz enormes obstáculos. Não podemos cravar o que acontece internamente, em nossa consciência, mas uma coisa é certa – o sofrimento severo desperta um “instinto de sobrevivência”, o que nos permite engrenar mudanças absolutas de vida.

3. Ficar na mesmice ou abraçar o novo?

Mais um motivo pelo qual os indivíduos mudam é por não suportar o tédio da vida em que se encontram. Nesse caso não é o instinto de sobrevivência, como falamos na segunda razão, mas sim uma porta de saída.

Conforme a vida vai passando, percebemos que as pessoas ao nosso redor estão caminhando no sentido de ir atrás dos seus sonhos. Com isso, precisamos tomar uma decisão – ficar na mesmice ou acompanhar essas mudanças em busca do que é melhor para nós? Isso faz parte da vida, do desenvolvimento!

Então começamos a fazer coisas diferentes do que vinhamos fazendo, como por exemplo: ler mais, explorar o desconhecido, experimentar algo novo, moderno, a fim de expandir nosso conhecimento.

Lembre-se: às vezes uma mudança de atitude é só o que precisamos para tudo melhorar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

#strategyconsultingbr #change #mudanca #mudancadeatitude #mudancadevida #pessoas #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento #motivação #constância #reflexão #sucesso #desenvolvimento #mudanças #mude #evolução #evolua #mindset

Publicado em Sem categoria.