[Case] Implementação Sistema ERP (Geração de Energia Limpa)

Segmento de negócio: Desenvolvimento e Operação de Hidrelétricas de Grande Porte

Entendimento: Trata-se de um grupo de energia limpa focado no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. Também são disponibilizados negócios de energia renovável, incluindo energia eólica e solar.

O cliente escolheu o Brasil como um país prioritário em sua estratégia de crescimento internacional. Desde que chegou ao País, em 2013, realizou alianças estratégicas com empresas reconhecidas no setor e com forte presença local.

Para crescer de forma sustentável, vem ampliando seus investimentos para se tornar uma empresa de energia limpa cada vez mais relevante. Atualmente, é a segunda maior geradora de energia do País, com capital privado.

A empresa encontrava-se em um momento de grande transformação organizacional. Em 2016 assinou um contrato para concessão da operação de duas grandes usinas. No final do mesmo ano, adquiriu a operação de mais uma em Paranapanema, o que representou um crescimento significativo nas suas operações.

Diante deste cenário, investiu-se na implementação de um único sistema e foi escolhido o SAP S/4 HANA para a sustentação dos seus negócios.

O Projeto: O Sistema escolhido foi o ERP SAP S/4HANA.

O projeto visava integrar os processos, os sistemas e as pessoas de todas as unidades da Organização para que fossem mais eficientes e ágeis, trabalhando em um ambiente de alta qualidade que os habilitaria a continuar crescendo de forma sustentável. A Onda 2 visava potencializar a transformação digital da empresa no Brasil por meio de uma nova solução para pessoas, complementando pontualmente os processos e sistemas já implementados na Onda 1.

A implementação da Onda 1 iniciou em fevereiro de 2020 e foi até julho de 2021 e a da Onda 2 iniciou em outubro de 2021 e foi até julho de 2022.

Solução entregue:

A atuação da Strategy ocorreu na sede da empresa, iniciando suas atividades na fase de Planejamento.

Produtos entregues em ambas as Ondas:

  • Plano de Trabalho
  • Plano de Comunicação e Mobilização
  • Mapa de Stakeholders
  • Mapa de Impactos Organizacionais
  • Plano de Transição
  • Plano de Capacitação
  • Relatórios de Treinamentos
  • Plano de Sustentação

Alocação de 1 Líder de GMO e 2 Consultores na Onda 1 e alocação de 1 Líder de GMO e 1 Consultor na Onda 2.

Nº de usuários finais: 1.400

Duração do Projeto: 17 meses

Publicado em Gestão de Mudanças Organizacionais, Projeto, Stakeholders.