Liderança e o Processo de Mudança

Um dos maiores desafios do RH e dos executivos durante uma crise é lidar com as incertezas e evitar que elas contaminem os seus funcionários com pensamentos negativos. É imperativa a preparação das pessoas para atuar em ambientes de mudança, pois elas são quem realmente realizam as transformações nas empresas.

O papel da liderança neste cenário é um tema cada vez mais explorado nas organizações, porém ainda é um grande desafio. Isso acontece porque estamos lidando com o fator humano. Existem duas forças que atuam em nosso comportamento: a parte racional consciente e a parte emocional e inconsciente. Estes últimos são comportamentos cristalizados em uma organização e que viram rotina e acomodam as pessoas.

Para mudar esses comportamentos é necessário um processo de aprendizagem, no qual as pessoas devem ser conscientizadas sobre o que mudar, porque precisam mudar, para onde estão indo e como podem chegar lá. Dessa forma estarão muito mais propensos a aderir e serem os principais agentes de transformação.

O RH deve prover aos líderes ferramentas e insumos para que eles motivem os funcionários a responderem de forma efetiva às modificações do ambiente organizacional. Aspectos como comunicação, gerenciamento de conflitos, integração, liderança e iniciativa trazem à tona o fator emocional tornando-o racional a fim de facilitar o processo de mudança e mantê-lo de uma forma contínua, sendo fundamental para a sustentabilidade dos negócios.

Estamos acostumados a realizar várias tarefas de modo mecânico e isso impede o processo transformacional. Novos hábitos devem ser incentivados e repetidos até que sejam aprendidos e executados com o mínimo de esforço mental.

Gerir um projeto de mudança consiste em direcionar pessoas e conduzir ações, mas também saber ouvir a sua equipe, conhecer seus problemas operacionais, compartilhar informações e, sobretudo, propor alternativas.

Não existe solução mágica: o líder precisa difundir a sua visão, estabelecer metas, focar em resultados e inspirar seus seguidores.

                                                                            *Conteúdo produzido por Ângela Caruso.

Publicado em Aspectos Humanos, Liderança, Planejamento/Preparação.

15 Comments

  1. Gostei muito do texto e concordo com a mensagem principal. Apenas acrescento que em momentos de crise e mudanças profundas, as Organizações deveriam repensar seus modelos de trabalho. Estamos na era do conhecimento e ainda utilizamos modelos arcaicos de gestão.

  2. Muito bom Ângela Caruso, Boa síntese sobre a definição do que é o "novo" papel do RH dentro da empresa.
    O RH deve ser sempre uma ferramenta voltada para desenvolvimento e envolvimento de gente dentro das diretrizes de uma empresa

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