É Preciso EMOCIONAR-SE para Aprender

Temos observado várias discussões a respeito de estratégia de aprendizagem no que tange a sua eficácia e retorno do investimento em educação. A andragogia vem sendo utilizada para diferenciar o processo de aprendizado de um adulto diferentemente de uma criança e criar treinamentos mais efetivos. Há uma busca constante de inovação em educação e assim surgiram modalidades como “gamificação” e realidade virtual. Estamos sendo bombardeados de novidades nessa área.

Neste Blog podemos encontrar posts referindo-se ao aspecto humano da mudança, o qual está diretamente ligado ao lado emocional das pessoas. Por acreditar e defender que esse ponto é fundamental para o processo de transformação, resolvi trazer para nossa reflexão a reportagem a seguir de Angela Maciel, publicada na revista HSM Management no 118 de set-out/2016. Ela foca exatamente no lado emocional dentro do processo de aprendizagem e cita várias modalidades para sua aplicação.

Boa leitura!

É preciso EMOCIONAR-SE para aprender



Saiba o que fazer em termos de estratégias e ambientes para alavancar o aprendizado em’ sua empresa e ganhar competitividade 

por ANGELA MACIEL

Angela Maciel é pedagoga e diretora de educação da HSM Educação Executiva.

“A emoção não é uma ferramenta menos importante que o pensamento. As reações emocionais exercem influência essencial e absoluta em todos os momentos do processo educativo. A educação sempre implica mudanças nos sentimentos” (Lev Vygotsky).

Recentemente, quando me preparava para construir mais um programa capaz de gerar, em executivos bastante diversos, o interesse por aprender, resgatei um texto do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995). Mais ou menos com essas palavras, ele dizia o seguinte: “Uma aula é uma espécie de matéria em movimento, porque cada grupo ou indivíduo pega dela o que lhe convém. Nem tudo a todo momento convém a todos. Há momentos em que alguém está adormecido e outros em que acorda misteriosamente”.

Vivemos em uma sociedade do conhecimento que, como nunca, impõe aos indivíduos demandas de aprendizado cada vez mais numerosas, diversificadas e complexas. Nesse contexto, como lidar com os momentos adormecidos de Deleuze e fazer as pessoas “acordarem misteriosamente” o máximo possível?

Segundo o filósofo francês, o despertar acontece sempre que algo convoca o aprendiz, provocando-lhe um interesse que ele já tem intrinsecamente. O problema é que não há regras sobre como os professores podem fazer tal convocação, a não ser uma: transformar a aula em emoção. “Uma aula é tanto emoção como inteligência. Sem emoção não há nada”, escreve Deleuze.

A conclusão também é uma: aprender precisa ser uma experiência gratificante e prazerosa. A afetividade é o alicerce sobre o qual se constrói o conhecimento racional. E o especialista em pedagogia Malcolm Knowles acrescenta mais um requisito: aprender deve ser também “uma aventura, temperada com a excitação da descoberta”.

Para não me limitar às ciências humanas, lembro que a biologia também já provou que emoção e cognição são processos fortemente inter-relacionados e que todo pensamento é imbuído de emoção (e vice-versa). Ou seja, desconfio que qualquer neurologista recomendaria emoções para a promoção de um aprendizado mais eficaz.

NOVOS MODELOS

É “chover no molhado” dizer que, hoje, os cenários de negócios são cada vez mais turbulentos e imprevisíveis. É um pouco menos óbvio, no entanto, afirmar que os indivíduos agora são desafiados a aprender permanentemente e a desenvolver diversos tipos de habilidades e repertórios que lhes permitam lidar adequadamente com essa imprecisão dos cenários de negócios atuais.

E, na vida real, não é nada consensual a ideia de que a realidade empresarial exige novas práticas para o desenvolvimento dos profissionais. Sim, é exatamente isso que você leu. Apesar de o discurso de valorizar o aprendizado pela experiência ser cada vez mais comum, no âmbito das empresas ainda não foi realmente entendida a necessidade de adotar novos modelos teóricos para os programas executivos e de treinamento – modelos esses que levem em conta toda a complexidade envolvida no aprendizado de adultos e, especialmente, que prestem atenção aos afetos envolvidos no processo.

Como virar a chave e transformar os sistemas de treinamento e desenvolvimento (T&D) em algo mais eficaz? Em primeiro lugar, é preciso reconhecer sinceramente a insuficiência dos espaços de treinamento ou salas de aula atuais para dar conta do recado. Esse reconhecimento é mais difícil do que se imagina.

O passo imediatamente seguinte consiste em priorizar estratégias ativas, baseadas em experiências práticas ou em simulações de situações (provocadoras potenciais de emoções), bem como providenciar tipos diferentes de ambientes educacionais (que sejam capazes de fazer as pessoas “acordarem misteriosamente”).

Tanto na estratégia como no ambiente, o domínio afetivo emocional tem de ser acionado, para que o indivíduo se mantenha “acordado” mental, física e emocionalmente. Existem várias categorias de estratégias ativas de ensino que promovem aprendizados ancorados em emoções, entre elas:

Jogos empresariais: atividades lúdicas que envolvem o cumprimento de regras prescritas para vencer um desafio, podendo ser individuais ou em equipe, cooperativos ou competitivos.
Dramatização: representação de uma situação real ou imaginária, com o objetivo de discutir e ampliar as possibilidades de percepção e atuação em situações similares.
Role-playing: forma de dramatização na qual os participantes são orientados a desempenhar papéis em certa situação, sem receber roteiros pré-prontos.
Estudos de caso: apresentação de uma situação real ou fictícia para ser discutida em grupo; a forma de apresentar o caso pode ser uma descrição, narração, diálogo, dramatização, sequência fotográfica, filme ou artigo.
Agendas de aprendizado: registros de reflexões e aprendizados ocorridos em uma ação de T&D para consolidar o conhecimento que foi adquirido. O ambiente, por sua vez, deve ser alegre e afetivo, para que motive as interações, estimule mudanças de ações, impulsione cada indivíduo a criar. Se o ambiente despertar emoções como medo e ansiedade, o processo de aprendizado tenderá a ser dificultado.

SOFT SKILLS AJUDAM!!

Não é possível controlar como alguém aprende, mas, assim como a cognição e a ação, é preciso ver a emoção como uma das formas de transformar a experiência de aprendizado. E acrescente valorização das soft skills só faz puxar esse movimento.

Você aplica quando…

… reconhece que as salas de treinamento e de aula convencionais ficaram insuficientes e adota uma ou mais de cinco estratégias de aprendizado ativas, tais como os jogos empresariais ou a dramatização.

… cria um ambiente de aprendizado alegre e afetivo – e sem medo.

Convoco a todos compartilharem suas experiências com aspectos emocionais na aprendizagem em comparação com métodos tradicionais. Perceberam diferença? Quais são mais eficazes? Garantimos que a retenção será mais efetiva quando usamos a emoção na aprendizagem ou depende de cada indivíduo e seu grau de receptividade?

 *Conteúdo produzido por Cláudius Jordão.

Publicado em Aspectos Humanos, Capacitação/Treinamento.

2 Comments

  1. Excelente Post da Ângela Maciel Claudius!
    Sem dúvida o ser humano aprende vivenciando, experimentando etc. Precisamos ser criativos para fomentar esse aprendizado, atrair a emoção das pessoas e despertar o seu “querer fazer”.

  2. Cláudius, ótimo post.

    A Educação está cada vez mais se aprimorando na medida que não basta apontar a teoria para fundamentar determinada aplicação, mas a experiência da vivência tem sido o melhor caminho para a continuidade desta mesma aplicação.

Comments are closed.