Colaboração: elemento para promover agilidade em processos de mudanças organizacionais

Há décadas, a adaptação das pessoas nos processos de mudanças organizacionais tem sido vista como uma habilidade necessária no ambiente do trabalho. Como as mudanças são cada vez mais recorrentes e aceleradas, a adaptação precisa ser mais rápida e dessa forma, a agilidade individual e das equipes de trabalho são elementos essenciais para promover também a agilidade organizacional, sendo imprescindível na execução de mudanças efetivas.

title=“equipes de trabalho

Um indivíduo ágil é capaz de perceber as necessidades do seu ambiente, tomar decisões de forma rápida, ajustando seu comportamento para lidar com novos desafios. Porém, nem sempre a agilidade no nível individual é o suficiente em um processo de mudança planejado. Normalmente, uma equipe de trabalho é formada para executar um processo de mudança com início, meio e fim. E nesse sentido, a agilidade precisa ser desenvolvida por meio de processos de capacitação e pelas habilidades da liderança em gerenciar equipes em processos de mudança, dando autonomia para que as pessoas se tornem flexíveis e proativas em seu trabalho. A construção de um formato de trabalho colaborativo possibilita que a equipe discuta e busque soluções, desenvolva suas capacidades e trabalhe de forma integrada.

Um ambiente colaborativo é estimulado por meio de relações de confiança, de um espaço de trabalho confortável, que não puna os erros, mas guie todos para o crescimento constante. É necessário que todos estejam engajados para atingir objetivos comuns e que tenham uma liderança forte e confiável, que os ajude a mostrar a melhor direção.

Portanto, uma equipe de trabalho colaborativa, tende a gerar mais agilidade, na medida em que estão abertos e motivados a buscar soluções para os problemas, agindo com flexibilidade e identificando as mudanças como oportunidades de melhoria.

Uma mudança bem-sucedida precisa de profissionais que desenvolvam uma prontidão imediata para mudanças efetivas e contribuam para que as organizações estejam sempre aptas a enfrentar as transformações advindas do seu meio ambiente.

A sua equipe trabalha de forma colaborativa? Você a considera ágil? Compartilhe sua experiência conosco!

Acesse nosso LinkedIn: https://bit.ly/linkedinstrategybr

Para mais conteúdos do nosso Blog, acesse o link abaixo!

https://strategyconsulting.com.br/blog/

Agilidade Individual e das Equipes de Trabalho

Lembre-se: a agilidade individhttps://strategyconsulting.com.br/nossa-historia/ual e das equipes de trabalho

Publicado em Capacitação/Treinamento, Comunicação.