Líder Transformador: um perfil diferenciado para a transformação digital

As transformações tecnológicas vêm repercutindo no contexto organizacional, mudando o modo de trabalhar e de gerir uma empresa. Desta forma, o papel dos líderes torna-se fundamental para o desenvolvimento sustentável da organização, garantindo rentabilidade e consolidação no mercado. Há também uma preocupação maior com o bem-estar dos trabalhadores, sendo importante um novo olhar para a gestão das pessoas. Nesse sentido, o papel do gestor moderno vai muito além do simples “chefe”, chega na forma diferenciada de gerenciar equipes e de gerar resultados. Um perfil de gestão que se destaca nesse contexto é o do líder transformador.

A liderança transformadora é tendência nas empresas modernas e alinhadas à transformação digital. Trata-se de um gestor que, além de cumprir com as atribuições do seu cargo, possui competências e qualidades que o colocam à frente dos demais, pois ele é capaz de promover mudanças reais não apenas numa empresa, mas na sociedade em geral. Esse perfil de liderança atua na sua essência definindo regras, cumprindo metas e inspirando toda a equipe. Além de manter os profissionais motivados, esse líder gera na equipe senso de pertencimento e atua pelo exemplo, transparecendo em seu comportamento os seus valores pessoais. Possui capacidade de adaptação às mudanças e busca constantemente o seu autoconhecimento.

O líder transformador patrocina as mudanças pelo qual é responsável, criando uma visão clara e objetiva do estado futuro desejado e garantindo que todos os recursos necessários para que o projeto de mudança seja realizado com sucesso. Veja outros hábitos que o diferenciam dos demais líderes:

1. Ele incentiva que todos se empenhem para um objetivo comum, sendo honesto e demonstrando como cada um pode contribuir para que os resultados sejam atingidos, com objetivos e prazos claros;

2. Preocupa-se com uma comunicação clara e objetiva, buscando eliminar ambiguidades e definir prioridades para facilitar o trabalho de todos, evitando falhas. A comunicação não é somente no sentido da oratória, mas na capacidade de se colocar no lugar do outro, ouvir com atenção as demandas individuais e conciliar com as necessidades da empresa.

3. Ele está atento a sempre monitorar desempenhos, valores, comportamentos e procedimentos organizacionais para atingir os melhores resultados.

4. Preocupa-se com o bem-estar de todos e com o bom convívio e diálogo; incentivando a cooperação, a solução de conflitos e a autonomia da sua equipe.

5. Possui abertura para conversar, dar apoio e fornecer feedbacks constantes para aconselhar a sua equipe sobre o melhor caminho para a evolução dentro dos objetivos de cada um.

6. Partilha conhecimentos e novas ideias para resolver problemas e preocupa-se em desenvolver as pessoas.

É um longo caminho até se tornar realmente um líder transformador. Mas é preciso ter visão para persistir, quebrar resistências e insistir na busca dos resultados. É preciso iniciar com os primeiros passos e ter muita disposição para enfrentar os desafios. Você já iniciou sua jornada como líder transformador? Conte-nos sobre suas experiências.

#lider #lideranca #transformador #lidertransformador #resultados #disposicao #jornada #desafios #conhecimento #ideias #desenvolvimento #pessoas #mudancas #strategyconsultingbr #gestaodemudancas #feedbacks #equipe #evolucao #objetivos #bemestar #melhoresresultados #comunicacao #dialogo #comportamentos #empresa #organizacao #organizacionais

Publicado em Comunicação, Inovação, Liderança.