Alinhamento de Expectativas em Projetos de Mudanças

Atualmente, milhões de empresas em todo o mundo já utilizam a gestão de mudanças para garantir que seus projetos alcancem o resultado esperado.
Ao mesmo tempo, milhares de outras companhias ainda não dominam esta ferramenta e, por conta disso, o tema pode gerar dúvidas em alguns profissionais.

Para garantir que o trabalho planejado pela equipe de gestão de mudanças integrada a projetos seja alcançado com sucesso, é importante que os objetivos sejam apresentados e compreendidos por todos os envolvidos desde o pontapé inicial.

Independente do escopo e do tamanho do projeto, o papel da equipe de gestão de mudanças, utilizando a metodologia definida e em constante interface com a gestão técnica, é oferecer as ferramentas, técnicas e estratégias necessárias para apoiar a empresa em seu processo de transição para um estado futuro, garantindo que ele aconteça da forma mais segura e tranquila possível.

Como cada processo de mudança organizacional traz suas características específicas, mesmo que os profissionais envolvidos já tenham experiência anterior com GMO, é imprescindível que todos sejam alinhados sobre as expectativas do novo trabalho, começando pelos gestores do projeto, que devem estar à vontade e de acordo com o plano traçado e formalizado.

O escopo de trabalho, o papel e as responsabilidades de cada um no processo da mudança, bem como os produtos a serem entregues e a metodologia que será adotada são informações que precisam ser apresentadas de forma bastante clara. Neste momento, é muito importante estar aberto aos questionamentos, respondendo com a máxima sinceridade e clareza.

Somente com as informações necessárias, as expectativas das pessoas em relação à GMO poderão ser condizentes com a atuação, permitindo que elas acompanhem e colaborem com o processo. Do contrário, pode haver desânimo e falta de credibilidade em relação à atuação da equipe, comprometendo o planejamento realizado.

Publicado em Comunicação.