Fase de “Preparação”: Gerando as Ações de Engajamento

Nesse conteúdo abordaremos a geração de ações de engajamento dos stakeholders. Esse é um capítulo de suma importância e que norteará as ações de Comunicação e Mobilização.

No blog anterior, identificamos o nível de apoio à mudança e associamos seus papéis e responsabilidade na transição. O resultado dessas atividades será a confecção do mapa abaixo onde são identificados os grupos de stakeholders e suas respectivas diretrizes de engajamento.

(Exemplo). Clique na imagem, para ampliá-la.

 Para cada diretriz de envolvimento são sugeridas ações de engajamento.

                                                                                                         (Exemplo). Clique na imagem, para ampliá-la.


O objetivo de estabelecermos essas ações com tanto cuidado e critérios é para que sejamos mais eficazes na execução das ações. Todas as atividades de Gestão da Mudança visam o alcance do comprometimento das pessoas envolvidas e a adoção da mudança como um todo.
Além de planejar e executar, precisamos acompanhar o desenvolvimento comportamental do grupo no decorrer da transição e é recomendável a aplicação de pesquisas qualitativas ou quantitativas, além de trabalhos em grupo, com o intuito de entender as percepções e expectativas dos stakeholders.
Na busca pela mobilização dos grupos de stakeholders, não podemos deixar de destacar que os líderes das organizações possuem papel fundamental de engajamento dos seus liderados. As pessoas buscam referência e identificação das lideranças nesse contexto e a Gestão de Mudanças suporta a liderança nesse processo para cada fase da construção do compromisso, por meio da comunicação e atividades de engajamento. 
O lado direito são as ações do Líder para conseguir as reações e resultados da organização descritos nas etapas do lado esquerdo da pirâmide.

                                     

Com esse conteúdo de hoje, finalizamos a fase de Preparação de um Projeto de Gestão de Mudanças Organizacionais em uma transição organizacional.

No próximo blog, iniciaremos a fase de Estruturação!

E lembre de deixar o seu comentário!

Até breve!

                                                                          *Conteúdo produzido por Vanusa Barbosa.

Publicado em Comunicação, Engajamento, Mobilização, Planejamento/Preparação, Stakeholders.

3 Comments

  1. Novamente vemos aqui a figura do líder como um dos agentes principais da mudança. O papel dele na fase de preparação é fundamental para o sucesso das demais fases.
    Viviane de Luca

  2. Olá, Viviane.
    Realmente o papel do líder é importantíssimo. Gosto muito dessa construção do compromisso. Por muitas vezes encontramos empresas aflitas querendo que o funcionário chegue rapidamente ao estágio de compromisso. Mas defendemos que essa construção é um processo e que precisamos passar por todos os estágios desse processo. Um abraço.

Comments are closed.